Por TITA MARA TEIXEIRA - Assessoria/Sesp-MT
O uso de equipamentos tecnológicos nas ações de fiscalização na fronteira com a Bolívia garante mais precisão e eficácia às abordagens realizadas por policiais militares do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).
Adaptados às condições de mata, os equipamentos são capazes de oferecer suporte às buscas em operações noturnas, com sensores de visão e temperatura, de acessar diferentes peças de veículos e escanear objetos por meio de leitura em Raio X.
O aparelho de videoscópio está entre os mais utilizados pelos policiais. Com o auxílio dessa tecnologia, os militares podem rastrear entorpecentes escondidos nos locais de mais difícil acesso em veículos. Foi o que aconteceu na última apreensão realizada pelo Gefron, no domingo (21.06) que, com a ajuda do equipamento, os policiais conseguiram localizar 27 tabletes de pasta base de cocaína dentro do tanque de combustível de um automóvel.
Um veículo van scanner adaptado com equipamento para penetração em aço que faz leitura em Raio X; binóculos de visão noturna e termal, que podem localizar criminosos em fuga, mesmo no escuro, são outros tipos de equipamentos de alta tecnologia utilizados pelo Gefron como auxílio no atendimento às ocorrências.
Segundo o comandante do Gefron, tenente-coronel PM Jonildo José de Assis, o aparato tecnológico agrega agilidade na checagem e constatação dos crimes, além de diminuir os prejuízos durante as buscas.
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública vem somando tecnologia ao conhecimento adquirido pelos policiais, para a localização e monitoramento dos criminosos que atuam em diferentes modalidades”, disse o comandante, ressaltando que a região de fronteira é uma área sensível e as ações do Gefron são referência para outros estados fronteiriços.
Repressão de crimes
O Gefron atua na repressão de crimes como tráfico de drogas, roubos de veículos, contrabando e descaminho, entre outros. Seja por meio das bases fixas em pontos estratégicos, na instalação de pontos de fiscalização camuflados, ou no apoio às forças de segurança na fiscalização em rodovias.
Apenas na última semana, o Gefron apreendeu quase 100 quilos de droga e mais de US$ 120 mil, além de quatro veículos roubados recuperados.
De janeiro a maio deste ano, o Gefron apreendeu 513,9 quilos de entorpecentes na fronteira. Esse número representa quatro vezes mais a quantidade de droga apreendida no mesmo período de 2014, quando o grupamento especializado apreendeu 122,4 quilos.
Com relação ao número de veículos, o Gefron apreendeu, de janeiro a maio deste ano, 86 veículos, sendo 49 no mesmo período de 2014.
Conforme o comandante do Gefron, o grupo desenvolve pesquisas permanentes sobre as novas tecnologias de combate ao crime na fronteira, por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F).
Segundo Assis, o próximo foco será o investimento em radiocomunicação na fronteira. Os recursos tecnológicos são oriundos do programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), do Governo Federal.